quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


                          Vales Postais

Serviços fornecidos pelos correios para quem necessitasse de enviar ou receber dinheiro e não se dispusesse de conta bancária.
Outrora denominado "vales internos" teve seu inicio em 12 de abril de 1865.Eram cartões emitidos em diversos modelos para uso exclusivo.
Já no regime republicano,à saber entre o dia primeiro de janeiro de 1913 e 31 de dezembro de 1941 foi introduzido o uso de selos denominados "selos de depósitos" cujo valor facial determinava o valor do vale à ser dado para o destinatário.
O correio obviamente cobrava uma taxa pelo serviço que era rapresentado por selos de correspondências comum como próceres,etc...denominados "selos de prêmios".
O curioso é que esse vales postais circulavam internamente,ou seja, nem o remetente nem o destinatário tinham contato físico com o mesmo.Os cartões recebiam seus selos dentro da agência(primeira triagem) que mandava para a tesouraria (thesouraria) dos correios(segunda triagem),para posteriormente ser enviada para a agência receptora(terceira triagem) para finalmente,uma vez convertido em espécie levando em consideração o valor facial dos selos de depósitos,serem entregues à pessoa de destino.
A agência responsável pela última trigem tinha um prazo de cinco anos para destruir os vales postais.
Em relação à sua carimbologia,existiam basicamente quatro tipos: Os manuscritos, que eram escritos em cima dos selos de depósitos;o circular,que era carimbado em cima dos selos de prêmios,determinando o destino do vale;o de tesouraria e o "PAGO" que determinava a quitação do mesmo.



Abaixo os locais do vale aonde eram acondicionados os selos:



Agora alguns estudos de materiais do meu acervo da era republicana(frente e verso de cada vale, respectivamente).
CARIMBOLOGIA
Seta vermelha:carimbos de chegada;
Seta verde: Carimbos de tesouraria;
Seta preta:carimbos manuscritos com a data de emissão e nome do emissor;
Seta roxa: carimbos "pago".




                                                                                 
   
Reconstituição do carimbo de tesouraria






Reconstituição do carimbo de tesouraria



















                                               Reconstituição do carimbo de tesouraria









Um comentário:

  1. Meus parabéns pela postagem Amaury. Eu adorei o assunto abordado! É sempre muito bom aprender algo novo sobre a história postal do Brasil.

    Um grande abraço e até a próxima postagem.

    ResponderExcluir