Mostrando postagens com marcador Império/República- Taxa Devida. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Império/República- Taxa Devida. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de setembro de 2012

Taxa Devida
Na verdade a taxa devida é anterior ao selo,pois ,até a reforma postal proposta por Rowland Hill em 1837(vide matéria) as cartas eram pagas pelo destinatário.Mesmo depois da reforma as taxas devidas foram utilizadas para completar porte insuficiente.  




Carimbo da época imperial de Taxa devida, o único mencionado no catálogo do Paulo Ayres.




Carta totalmente sem porte
circulada dentro da São Paulo
levando um carimbo de taxa.
(detalhe)
                                              





Carta enviada para São Paulo 
com porte de 60 cantavos de cruzeiro
com um carimbo de taxa devida
(detalhe)